O Mistério do Futebol da 777

A 777 é proprietária de vários clubes de futebol e consiste em um grupo de investidores privados americanos, que tem um histórico inconsistente em honrar seus compromissos financeiros, e é alvo de várias ações judiciais nos EUA. Mas quem são eles e de onde vem o dinheiro?

Por Paul Brown e Philippe Auclair

Este artigo foi publicado originalmente em inglês em 3 de julho de 2023 como o primeiro de uma série de artigos sobre a 777 Partners.

Poucos conheciam o nome da 777 Partners no mundo do futebol até setembro de 2021, quando a "empresa de investimentos alternativos sediada em Miami" adquiriu 99,99% das ações do clube italiano Genoa CFC por um valor estimado em 150 milhões de euros.

O futebol era quase como uma nota de rodapé na lista de atividades do grupo fundado em 2015 pelos empresários americanos Joshua C. Wander e Stephen W. Pasko, que iam de empréstimos controversos até aviação de custo baixo. Eles compraram uma pequena participação no Sevilha FC, campeão da Liga Europa em 2018 (Europa League), e aumentaram ainda mais sua participação dois anos depois comprando mais 1.200 ações chegando a ter 7,5 por cento do clube espanhol. No futebol era só isso.

No entanto, em menos de dois anos, a 777, uma empresa privada que insiste em não investir o dinheiro de outras pessoas, mas apenas a fortuna de seus donos, tornou-se proprietária de vários clubes, sendo superada apenas por alguns operadores em termos de profundidade e amplitude de seus investimentos em futebol de clubes, como por exemplo o City Football Group de Abu Dhabi.

O Sevilha foi apenas u...

You must be a subscriber to read this article

Josimar is entirely dependent on our subscribers to tell the stories from football that matter. Become a subscriber today!

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.